Iluminação

ATIVIDADE PARA EQUIPE DE CRIAÇÃO DA luz

Turma: 2.301 (V) / Controle Ambiental
Nome do grupo: Encantarte
Nome da Peça: Anjo Negro
Nomes dos alunos (as) responsáveis pela atividade: Nicholy Souza; Dickson Freitas
Data de entrega: 02 a 06/08/2013 (de acordo com o dia de ensaio avaliativo do grupo; o trabalho não poderá ser entregue em outra data).

1-       Escreva um texto com suas próprias palavras e ideias, com no mínimo 6 linhas e no máximo 12, explicando o conteúdo e a ideia comunicativa da peça a ser encenada.
A peça a ser encenada apresenta os mais diversos temas. Tendo como tema central o racismo, que está muito presente em quase todas as cenas e em quase todos os personagens, inclusive naqueles que são alvo do racismo. Como, por exemplo, no protagonista Ismael, que renega a própria cor e condena os negros. Outro exemplo de como o preconceito representado na peça é severo e explicito, é o da personagem Virginia que ao ter filhos negros, acaba matando esses pelo fato de serem “de cor”.  
2-      Quando teve início o processo de encenação deste texto? Quando foi definida a sua função dentro do grupo? O que lhe motivou e motivou o grupo a levar você a desempenhar esta atividade dentro do grupo?
Após a leitura da peça, houve a divisão dos personagens e então começaram os ensaios. Inicialmente eu iria representar uma das primas da personagem principal, porem houve a necessidade da minha mudança de função, já que minha personagem pôde ser cortada, além do meu interesse na produção da iluminação.
3-       Estudar e escrever um texto sobre os tipos de refletores utilizados na iluminação cênica no Auditório do IFRN/CNAT; escolher cores para provocar sensações com a iluminação, de acordo com a cena; dizer qual sensação quer provocar com a iluminação de cada cena (mín. de 30% do espetáculo); fazer um desenho de luz de cada cena, mostrar quais são as regiões em evidência, se haverá foco ou não; explica o diálogo da luz com os personagens, o cenário e com o figurino.
No auditório há três tipos de refletores: o Par, que possui um foco ovalado, com grande intensidade e pouco definido. Ao todo tem se 22 desses refletores no auditório, distribuídos nas varas frontais e traseira; o Plano Convexo, que consiste num refletor muito versátil, possui um foco bem definido. No auditório estão dispostos: três na vara frontal e três na central; e o Setlight, que possui uma luz bastante intensa e dispersa. No auditório, são oito desses refletores.
No primeiro ato, no final do primeiro quadro, no momento em que há a saída do caixão e Virgínia permanece no quarto(neste momento apresenta grande tristeza), e os negros juntamente com Ismael carregam o caixão. Nesse momento todo o palco é preenchido com luz vermelha, tentando transmitir a dor sentida pelos personagens, não havendo um foco especifico.
Na parte final do segundo ato, quando Virgínia traz Elias para o quarto, no qual Ismael está (luz geral permanece ligada durante toda a cena). Esse mata Elias. Nesse momento as luzes vermelhas piscam, trazendo um clima de tensão e suspense para o palco. A luz estará presente apenas na região central e não terá foco.
No segundo quadro do primeiro ato, quando Virgínia, conversando com Elias, começa a narrar o suicídio de sua prima. O uso da luz azul serve para mostrar ao publico que se trata de uma lembrança, trás com ela um clima de aflição para com o sofrimento da personagem. A luz azul é incidida sobre a personagem suicida (lado esquerdo) e é mantido o foco em Virgínia e Ismael (central).
4-       Organize a questão III na forma de texto ilustrado com imagens/desenhos e apresente-os no blog e/ou na página do facebook do seu grupo.

Essa seria a iluminação que queremos produzir na cena da saída do caixão.


Na cena da lembrança, queremos produzir algo semelhante a esta iluminação.

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