O
figurino segue uma linha simbólica, ou seja, quando a exatidão histórica perde
completamente a importância e cede espaço para a função de traduzir
simbolicamente caracteres, estados da alma, ou ainda, de criar efeitos
dramáticos ou psicológicos.
Isso
fica bastante claro durante a peça em Ismael sempre usando branco, tanto por
querer ser branco, quanto pela sua profissão e para criar de certa forma, um
antagonismo com sua personalidade sombria; Virginia, as primas, senhoras, a tia
e a empregada, usam indumentárias em tons pretos refletindo o “ar” presente
durante toda a peça. Onde a maioria das personagens foram cercadas por um
grande mal, mostrando a aura negra do ambiente e a falha de caráter presente
nelas. Como o preconceito em Virginia e suas familiares, o desejo de vingança
da tia, assim como a das primas, etc.
As
senhoras têm certa particularidade. Em momentos da peça em seus braços surgem
assas, as tornando anjos negros que trazem tormenta as personagens.
Os
pretos usam roupas que remetem os escravos, trazendo mais uma vez o
pré-conceito da sociedade em relação a cor da pele.
Ana
Maria, também usa branco na peça. Ela é como uma luz que surgiu durante a peça.
A única criança branca, filha de uma traição de Virgínia. Uma espécie de anjo,
a esperança.
Outra
personagem que foge aos tons padrão é Elias, irmão de criação de Ismael, cego e
branco. Por ser um vagabundo, usa roupas em tons mais amarronzados, tendo
apenas um elemento em tom mais escuro.
Elias: Irmão de criação de Ismael,
branco. Foi cegado pelo irmão. É também pelas mãos de Ismael que Elias morre,
num ato de vingança pela traição sofrida, uma vez que Elias cedeu à sedução de
Virginia. Desta traição nasceu Ana Maria. Ele tem uma importância na peça
principalmente por esse fato, representando o amor impossível de Virgínia e a
traição dela para ter um filho branco.
Ana
Maria: Filha
branca de Virgínia. Fruto de sua traição com Elias. Sendo o fruto de uma
traição e alvo do desejo de Ismael e odiada pela mãe apresenta importância para
o desenrolar do terceiro ato.
Primas: Uma aparece no primeiro ato e
dá um tom maior a cena em que Virgínia fala do que aconteceu para ela estar com
Ismael; Já as outras aparecem durante todo o segundo ato e compõem as cenas
deste ato explicitando o desejo de vingança delas e da tia de Virgínia.
Tia
(de Virgínia): Mulher
vingativa, cruel e superprotetora das filhas. Descobre o caso entre Virgínia e
Elias. É a causadora do relacionamento entre Virgínia e Ismael e da morte de
Elias. Ela e suas filhas trazem uma temática sexual (referente à virgindade)
muito forte para a peça.
Empregada: Está em cena apenas no primeiro
ato. Traz Elias ao encontro de Virgínia. Têm pouca importância.
Pretos: Aparecem no 1º ato dialogando
brevemente com Elias, quando este chega á casa de Ismael e Virgínia. E no 3º
ato dialogando com Ismael trazendo um corpo de uma mulher morta, ao qual não
tem importância.
Virginia: uma das personagens principais da
peça, aparece em todos os atos, casada com um homem o qual ela não ama, tem uma
breve relação com Elias, irmão de criação de Ismael, e dessa relação nasce Ana
Maria que é odiada pela mãe.
Senhoras: Negras, aparecem nos 3 atos, sempre
fazendo comentários sore a vida de Ismael e Virgínia. Rezam pela criança que
morre e pelos que estão por vi. Se transformam em anjos negros em certo momento
da peça.
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